sábado, 26 de julho de 2008

Marco Polo? Marco Paulo? MarcPol!

Uma festa recente levou-me à dzielnica (freguesia) de Ursynów, no extremo sul de Varsóvia. Foi mais uma oportunidade para conhecer parte desta enorme cidade, tão diferente de norte para sul, de esta para oeste.
ursynow35Ursynów é uma zona predominantemente residencial, as pessoas vêm para esta zona de Varsóvia porque as casas são baratas e fáceis de arrendar. É a freguesia que tem maior taxa de população com menos de 18 anos (25%) e é a preferida pelos estudantes para radicarem-se em Varsóvia. Nas minhas primeiras pesquisas no mercado imobiliário constatei que os preços são bem mais baixos do que os praticados noutros locais mais centrais da cidade, como na minha freguesia de Mokotów, mas o tempo que se demora a chegar a outros pontos de Varsóvia também é bem maior e o comodismo típico dos algarvios apagou imediatamente essa hipótese do livro.

Há um contraste marcado entre a zona leste de Ursynów e as outras sendo que, na zona oriental, os blocos de apartamentos demarcam a paisagem entre prédios modernos e outros do período pós-guerra. Alguns centros comerciais enfeitados de neons recordam-nos que estamos em Varsóvia enquanto simpáticos casais de idade passeiam os seus cachorros entre os decrépitos parques infantis obrigatoriamente construídos entre os edifícios de habitação. A sul e oeste acaba Varsóvia, são os parques de Natolin e a floresta de Kabaty que oxigenam esta freguesia e que permite saudáveis passeatas de bicicleta entre lagos e palácios erigidos no século 18. É extraordinário perceber como estes edifícios resistiram à destruição causada pelos nazis e soviéticos aquando da guerra.

Ursynów é também a zona onde mais "MarcPol" se vê, essa famosa cadeia polaca de supermercados de desconto. O MarcPol está para a Polónia como o Minipreço está para Portugal, milhões de lojinhas em cada esquina da cidade oferecem-nos tudo e mais alguma coisa ao mais baixo preço. Não gosto de lá fazer compras pois a freguesia destas lojas é chunga e n05072008(002)ormalmente sem educação (roubam lugares nas filas quando estas existem, as funcionárias tratam-nos ao pontapé, há sempre bêbados) e felizmente não sou obrigado a recorrer aos seus préstimos no meu bairro pois tenho um SuperSam (o primeiro supermercado da história na Polónia, inaugurado em 1962) a 2 min de casa, mas como a casa da Ania fica em Ursynów acabei por fazer o frete e gastar lá uns polónios para comprar cerveja.

Ninguém me explicou a razão ela qual esta cratera existe no meio duma praça lá do bairro, mas combina na perfeição com a peculiaridade do MarcPol.

Sem comentários: