domingo, 13 de julho de 2008

Tempestades continentais

Já percebi uma coisa sobre o Verão em Varsóvia. Percebi que faz muito calor até às 17:00 e que por essa hora a temperatura cai rapidamente, coincidindo com a descida do sol. Nessa altura sente-se imediatamente um fresco na pele e o cheiro inconfundível da chuva iminente. O céu depressa cobre-se de nuvens e vêem-se os relâmpagos ao longe. A partir desse momento, o dos relâmpagos, temos exactamente 15 minutos para abrigarmo-nos da indescritível tempestade que irá abater-se sobre a cidade.

É um dilúvio terrível que dura sensivelmente 40 minutos e que arrasta tudo sem piedade. A chuve pune severamente as pessoas que se atrevem a fazer-lhes frente e eu já aprendi a minha lição, o meu recolher obrigatório é às 18:00 e só é levantado 2 horas depois. Como neste momento, altura em que escrevo de cortinas arreadas para não me assustar com a tenebrosa trovoada que ilumina o bairro.

Os trovões discutem lá longe, parecendo aproximarem-se do meu prédio como que se quisessem acertar contas comigo. Eu aumento o volume do VH1 na televisão para fazer de conta que não os ouço. As tardes são tão belas mas... Que raio de noites de Verão, estas, que nem parecem que começam assim:

Tivesse a máquina mais qualidade e a imagem do pôr-do-sol em Varsóvia visto dum 16º andar teria mais encanto. Mas, como diz o Ti Bolas, "é o que há!"

2 comentários:

hudobníčka disse...

Hi Misha, I don´t understand all, what you write, but I want so much... Sorry, can I have one question? Where come you from? (I am from Slovakia, living near Warszawa. http://hudobnicka.blogspot.com )

PM Misha disse...

Hi.
I'm portuguese, living in Poland for 10 months and in Warsaw for 9.

You can contact me through e-mail, just click on my profile :)