segunda-feira, 7 de julho de 2008

Domingo à Noite

Domingo à noite é tempo de ficar entocado, tratar das coisinhas para a semana de trabalho que se segue e assistir aborrecido aos inúmeros programas de variedades que os canais polacos têm para oferecer aos telespectadores neste horário. Meio entediado e mastigando em seco, puxo um travesseiro aproveitando que a Iza está papagueando com amigas (diz ela...) no Gadu-Gadu (o Messenger polaco) e lá acabo por deitar um olho curioso ao televisor tentando perceber do que esta gente está a falar.

hein7Este foi um fim-de-semana em grande em termos de entretenimento dado que dois dos maiores festivais de música do país realizaram-se no norte, entre Sopot e Gdynia. Não terá sido uma idéia feliz ter agendado tão grandes certames para o mesmo fim-de-semana separados por tão curta distância física pois estas cidades distam uma da outra o que Lisboa dista da Amadora. Esse factor causou grande aglomeração de gente, congestionamentos enormes de trânsito (desnecessário recordar o primário estado das estradas polacas) e entupimento dos meios de transportes como o comboio ou autocarro devido à enorme afluência de espectadores de todas as partes da Polónia, especialmente de Varsóvia. Eu tinha o Open'Er Festival de Gdynia em vista porque queria testemunhar outra actuação ao vivo de Chemical Brothers (aquele show no Sudoeste de 2002 ficou nos anais da História!) mas acabei por ficar em casa a vê-los na tv. Agora o festival está nos cascos e entram as actuações finais dominadas pelo inevitável kabareton porque é Domingo à noite.

publika_2O kabareton é um estilo de comédia muito apreciado pelos polacos. Dois actores interpretam uma rábula de sátira política ou social, finda a rábula entra mais uma equipa de actores que conta nova estória. As piadas sucedem-se e os visados são ridicularizados de forma suave, arrancando gargalhadas ao público que diverte-se bastante. É um registro que também existe em Portugal, se bem que não tenha muita aceitação, mas cuja versão tem uma enorme diferença: O desfecho da anedota.

Versão Portuguesa: Era uma vez um Português, um Inglês e um Francês. O Inglês enterra-se, o Francês enterra-se mais ainda, o Português fica por cima de todos.

Versão Polaca: Era uma vez um Polaco, um Russo e um Alemão. O Russo enterra-se, o Alemão tenta remediar a situação e o Polaco dá cabo do resto.

Assim se passa uma agradável noite de Domingo, janela aberta para arejar a casa, coçando o queixo intrigado com o estranho sentido de humor deste povo que, decididamente, tem de reaprender a rir.

1 comentário:

bruno claudio disse...

fui até gdynia no passado fim de semana ao festival e alem de estar super organizado, foi muito bom, surpreendeu-me. deixo apenas este detalhe que diz tudo - entre os inumeros wc's intalados por várias zonas do recinto, havia papel higienico.. e agua para lavar a maosinha e ainda o detergente das maos... eu festivaleiro da zambujeira e super rocks e etc fiquei contente por ter estado neste festival.
o pior da história foi a decepcionante perfomance dos chemical brothers a fechar o festival. das duas uma, ou eu já nao tenho paciencia para tanta violencia electronica ou faltaram as drogas duras para acompanhar o ritmo..

o teu blog está porreiro, eu estou a tentar fazer uma brincadeira parecida para a malta lá de casa perceber - http://atwarsaw.blogspot.com/ . estou em varsovia há 3 meses, vindo de barcelona.

um abraço desde kabaty, warsawa.
a ver se bebemos uma piwo um destes dias.

bruno cláudio
brunoc@portugalmail.com