sexta-feira, 25 de abril de 2008

Another day in the life

Muitos polacos ficam admirados quando sabem que eu sou português, algarvio e troquei uma vida de conforto à beira-ria pelo rebuliço duma metrópole desordenada e cruel. Custa-lhes perceber porque preferi uma vida incerta e desgastante à paz e sossego duma cidade onde há sempre tempo para tudo. Confesso que por vezes até eu tenho dúvidas e pergunto-me o que terá passado pela minha cabeça para preterir as coisas boas duma cidadezinha pacata em prol dum vespeiro em permanente convulsão. Não estava preparado para o choque dimensional que encontrei, uma coisa é sair do trabalho e chegar a casa em 7 minutos com tempo de responder aos mails antes de ir treinar e outra coisa é abala às 6:40 da matina regressando apenas às 20:00 (quando não é mais tarde). A pausa doméstica de almoço aligeira um pouco a carga horária mas vai moendo o juízo.

Felizmente ainda consigo surpreender-me e rir de mim próprio. Há dias conheci uma miúda que queria ajuda com o inglês e talvez iniciar-se com o português, uma conversa sem avacalhos e no profissionalismo possível quando se tem à nossa frente dois olhos cor-de-piscina lançando idéias, já pra não mencionar os lábios desenhando fantasias a cada palavra. Minimamente fiz o meu papel sem armar-me em campianito e fiquei contente por finalmente ter conseguido falar com uma (potencial) cliente sem pensar em incluir uma prova de hormonas no programa. A meio da conversa, a sua pergunta, voz macia e insinuante:


"E compensa-te trabalhar em Varsóvia, assim como professor de línguas? Há muita gente interessada no português? Eu conheço muita gente que estuda espanhol, mas português..."


Remato de primeira, um raciocínio impreparado, fala pausada de segurança e saber:


"Daria, Varsóvia é a capital do novo-riquismo como sabes. Para seres "de Varsóvia" precisas ter um Porsche Cayenne porque se não tiveres um carro desses... não és mesmo da malta, não é? Se tiveres um BMW X5 a coisa escapa mas nunca é o mesmo que um Porsche Cayenne. Assim é com o português e o espanhol. Se aprenderes espanhol, tá bem, pronto. Mas não é o mesmo que aprenderes português."

Ela riu-se em concordância com o meu exemplo, eu achei-me piada porque não disse peta nenhuma, combinámos café e os detalhes da colaboração. Hoje em dia é muito fashion aprender português e não me tem faltado trabalhinho. Pode ser que um dia possa ir buscar aos meus amigos a Okęcie num... Porsche Cayenne :)

Sem comentários: