sábado, 17 de novembro de 2007

Retalhos da vida dum Algarvio - Parte 3

Hoje é sábado e aos fins de semana costumamos visitar a família da Iza em Tychy. Como eu tinha de tratar de papelada referente ao meu registro de residência decidi viajar logo ontem de manhã para poder ter o resto do dia disponível e correr toda a burocracia necessária a este tipo de trabalho.

Saio de Varsóvia numa manhã agradável, de céu não muito nublado e com temperatura dentro do que já vou estando habituado a sentir. Os 2 ou 3ºC dos últimos tempos. Estrada sem neve, nem gelo, nem água, prevendo uma viagem mais rápida do que as anteriores. O sol brinca comigo quando espreita entre as nuvens, a observar como estou a adaptar-me à sua quase permanente ausência. A viagem corria bem, bem lançado na estrada quando a meio do caminho a paisagem muda quase dum segundo para o outro.

Terá nevado a partir dum determinado ponto da Polónia para sul pois em Varsóvia nem sinal de neve. Isto foi a pouco mais de 100km depois de ter saído de casa porque o que me esperou ao chegar a Tychy foi isto:








A rua que estava sempre em tons de verde escuro ou amarelo torrado agora cobre-se com uma camada espessa e fofa de neve. Parece uma gigantesca cobertura de chantilly que se abateu sobre o sul da Polónia e apanhou-me desprevenido. Moral da história: Tive de gastar quase 400 złotys para enfeirar um casacão à polaco e umas botas como deve ser para não ficar com os pés gelados. O inverno ainda não começou e já está a sair-me caro.

Mudando de assunto; A Polónia joga contra a Bélgica no Estádio Silésia em Chorzów, cidade que dista apenas 30km de Tychy. Bilhetes a 40zł (+/- 12€) são convidativos mas infelizmente a lotação do estádio está esgotada pois todos querem assistir à mais que provável qualificação da selecção polaca para o Europeu de 2008 na Áustria e Suíça. Por isso vou ficar em caselas a papar os dois joguinhos, o da Polónia às 20:00 e o nosso em Leiria que dá na RTPi às 22:00. Se não ganharmos haverá grandes possibilidades de eu mandar todos dar uma kurwa, espero que tudo corra dentro do esperado.

EDIT: A Polónia ganhou (com dois golos caídos do céu) e fez a festa merecida. Portugal ganhou jogando uma merda mas espero que também mereça a festa. Era o que faltava!

3 comentários:

Anónimo disse...

Tas com friooo? Grande Nuno pá! Isto aqui começou agora a ficar agreste... 13 ou 14graus! Ta uma maravilha! A malta tava ja a pensar que ia passar o Natal na praia, a curtir um bronze! Mas eis que o tempo nos passou a perna, e surgiu um friozinho "indesejavel".
As tuas historias/cronicas, sao sempre agradaveis de se ler! Quem sabe um dia nao lanças um livro tipo guia! eheh bem... porta-te bem e boa sorte por aí mais uma vez.
Ja tenho e' saudades da malta beber umas gordas, comer gelatina de vodka, e jogar á moeda! ahaha

Anónimo disse...

Convidei o n amigo Toni ca a casa e dps de ver a vitoria da n selecção fomos fazer a romaria diaria ao teu blog ... o ke deixa-me dizer ... deixa-nos bastante alegres/divertidos :) ... mas porra sovi ... nos keremos mas é saber komo é ke está o Frontik ...

Saude e sorte ----

Merx

Anónimo disse...

Pior foi a finlandia que tava a perder e so ganhou com um ladrão do luxemburgo a roubar os tipos do azarbaijão (é assim que se esvreve não?). Sobre os tugas na te preocupes, as qualificações do socolari sempre foram uma merda... Quarta ganhamos!!