quarta-feira, 9 de junho de 2010

Polónia Submersa não somente pela água da chuva

SNC00086De novo as mortes que chegam a quase 30, de novo os desalojados que sobem a mais de 30.000, de novo os prejuízos e de novo uma onda que vai percorrer o Vístula até chegar a Varsóvia durante a madrugada de quarta-feira. A capital prepara-se para uma nova vaga de cheias apesar de não ter chovido nos últimos três dias e de se terem registado agradáveis temperaturas nunca baixando dos 20º nem mesmo após o pôr-do-sol. Na margem leste do rio, a Obrona Cywilna (Proteção Civil) encerrou as avenidas marginais e protegeu as construções mais  próximas com sacos de areia em forma de dique na tentativa de suster as águas que se prevêm galguem o leito do Vístula. O Jardim Zoológico, que visitei no passado domingo, foi alvo de particular atenção em virtude das medidas para evitar o stress que os animais sofreram com as mudanças de local durante as inundações do passado mês. Eu procedi à limpeza da minha adega após a loucura da semana passada e passei um bom tempo a varrer o carvão que caíu dum saco que apodreceu devido ao metro de água que por lá esteve, espero não ter de repetir o mesmo fado até porque os elevadores ainda não funcionam e fazer seis andares a pé duas ou três vezes por dia não faz parte da minha ideia de exercício físico.

A Polónia sofre com as cheias e com os elevados danos que fizeram o primeiro-ministro Donald Tusk deslocar-se às localidades mais afetadas para testemunhar in loco o sucedido, mas sofre também com a sua seleção de futebol, ausente do Mundial da África do Sul, e que serviu de parceiro à preparação da Espanha, equipa que alagou a congénere polaca enfiando seis secos. Não fiquei contente com isso porque desejo o sucesso da Polónia e não me satisfaço se os outros cabrones ganharem alguma coisa, como não fiquei satisfeito com a notícia da lesão de Nani que me parece uma estória muito mal contada.

Mas está sol, depois de amanhã vou a Faro bater uma peitada e a malta quer é disso!

4 comentários:

Rui Vilela disse...

Não há trombas de águas? Łódź está mais de 230m acima do nível do mar. Mas já tive uma situação de cheia devido a uma tromba de água que entrou da rua para a cave da casa.

Ryan disse...

Para ser sincero gosto mais da neve. Apesar de fria e chata acaba por ser mais interessante do que agua que faz parar muita coisa. A neve nao para a Polonia a nao ser que seja um daqueles tombos que acontece em Outubro sem avisar ninguem. Ao passo que a chuva traz sempre qualquer coisa.
A cena do Nani merece a vistoria de um Hercule Poirrot ou coisa que lhe valha porque e realmente muito estranho.

Ze da Bola disse...

Olha ainda estas na Polonia. Ainda me lembro dos meus tempos na Silesia. Nao aconteceu muita coisa demais a nao ser neve e mais neve e o frio que por la faz. Mas Polonia so de visita. Fartei-me pa.

PM Misha disse...

ryan,
mil vezes neve! tu sacodes-te e pronto.

zé,
é preciso estômago para viver nesta terra mas também é preciso algo para encher esse mesmo estômago. não sei se foi esta ou qual foi a razão que te levou a abandonar a polónia mas desejo que tenhas mudado para melhor. abraço.