quinta-feira, 3 de junho de 2010

Postais da Polónia - 13

Gueto 1 Algumas artérias de Varsóvia ainda exibem traços do “Gueto de Varsóvia”, uma estrutura edificada pelos nazis durante a ocupação da II Guerra Mundial para conter e isolar a população judaica da capital polaca com a intenção de progressivamente exterminar a comunidade judaica espalhada pela Europa Central, que existiu entre 1939 e 1943 até à sua desativação e destruição ordenada por Adolf Hitler.

O “Gueto” foi palco de histórias de atrocidades que chocam qualquer pessoa, lá foram encerrados centenas de milhar de judeus (chegou a ter uma população de quase 400.000 pessoas, o equivalente a um terço de toda Varsóvia) que eram constantemente perseguidos, abatidos repentinamente, roubados, deportados para os campos de concentração e permanentemente controlados pelos soldados alemães. O “Gueto” funcionava como um depósito de mão-de-obra escrava para as fábricas alemãs onde grassava a fome e doenças epidémicas tendo, porém, uma assinalável atividade secreta no campo cultural como concertos de música clássica (muitos músicos e artistas de excelência estavam retidos no “Gueto”), exposições de arte, peças de teatro e até publicações de jornais em três línguas – polaco, iídiche e hebreu.

A maioria dos habitantes do “Gueto” acabou os seus dias gaseada nos campos de concentração nazis, grande parte em 1942 quando Berlim decidiu a sua expulsão para lugares como Treblinka e Auschwitz. O “Gueto” foi também o berço duma revolta que inspirou a “Insurreição de Varsóvia” tendo os seus habitantes, sentindo que a hora final estava a chegar, preferido morrer a lutar enquanto tivessem forças do que numa câmara de gás. Depois do esmagamento da revolta, Hitler ordenou a destruição total do “Gueto”.

Na Varsóvia contemporânea há vários sinais dessa estrutura que são mais visíveis nos distritos de Wola e Śródmieście. AsGueto e Progresso imagens aqui  publicadas foram captadas a 100 metros de uma estação de metropolitano, a 150m de um McDonald’s, a 400m do mais sofisticado centro comercial da cidade e a 1 minuto do coração financeiro da capital onde estão erguidos os edifícios que fazer de Varsóvia a quarta cidade mais alta da Europa. Há sempre uma placa ou um memorial que nos faz recordar a história, Varsóvia recorda-a em cada metro para que as pessoas saibam o preço que a cidade teve de pagar para ser a grande metrópole que é hoje. O “Gueto” foi uma parcela dessa fatura.

1 comentário:

Ryan disse...

Epa Segunda-Guerra Mundial e um assunto que me continua a intrigar e interessar. As minhas leituras no transporte casa-trabalho passam normalmente por esse tema e tudo o que foram os tempos da outra senhora. Para entender este povo preciso de entender o porque de certas questoes.