domingo, 5 de julho de 2009

O Fim da Temporada

Os portugueses gostam de convidar os amigos para jantar em casa e fazem disso um momento de vulto, organizar um jantar para um casal amigo, por exemplo, é sinal da grande amizade que une os comensais e é sempre um evento que obriga os anfitreões a se esmerarem na hospitalidade. Eu ainda sou do tempo em que as famílias visitavam-se sem aviso prévio, tocavam simplesmente à campainha e entravam nas nossas casas para conversarem, os adultos bebiam whisky na sala e as crianças iam jogar Monopoly no quarto. Não havia telemóveis, também não faziam falta, a sala estava sempre preparada para as visitas que a qualquer momento podiam aparecer.

Na Polónia o convite para jantar não é tão habitual como no nosso país, principalmente porque os polacos... não jantam. Melhor, muitas das vezes preferem comer uma sandocha, bebem um cházinho, eventualmente uma sobremesa doce mas nada comparável ao conceito português de jantar. No entanto os polacos têm um ótimo hábito, o de organizar festas em casa, hábito esse a que já me referi em escritos anteriores e que interiorizei a pontos de me ter sentido na obrigação de "ter de" organizar uma festa que marcásse a minha temporária despedida à cidade e às pessoas que me são mais chegadas em Varsóvia. Assim foi feito no dia de ontem, aproveitando a simpatia do astro-rei que deu calor de sobra.

Às tantas comentei com o Ricardo: "Parece que estamos no Brasil. Churrasco, sol, cerveja, mulheres bonitas..." O meu "até logo" à cidade já foi oficialmente comunicado, o meu "olá de novo" está marcado para fins de Setembro. Até lá, bądż grzeczna Warszawa! Ainda não me fui embora e já tenho saudades de ti.

 

polaquinhas

1 comentário:

Ricardo disse...

Tens umas amigas muito bonitinhas... :)

Bem, desejo-te umas excelentes férias e um regresso fulgoroso, cheio de novidades e sucesso! ;-)

ab