segunda-feira, 27 de julho de 2009

Contrastes

Numa altura em que o Algarve transpira debaixo de constantes 33ºC surge na televisão a notícia que fala das terríveis inundações com que a Polónia se debate, com maior incidência no sul do território. Províncias como a Silésia, Pequena Polónia e Subcarpácia têm sido fustigadas por chuvas incessantes causando o transbordo de rios como o Vístula e o Wielkopolka. Nem a bela Mazúria a nordeste se livrou da intempérie pois as trovoadas têm provocado diversos estragos em herdades e quintas, raios que caíram em celeiros originaram incêndios que destruíram por completo aviários e equipamento agrícola e que mataram dezenas de aves contabilizando-se prejuízos orçados em dezenas de milhar de zlotys. Perto de Lublin, no leste, um carro embateu de frente num camião que seguia em direção contrária depois de se ter desviado duma árvore caída. Todos os ocupantes morreram.

Pawel Fratczak, porta-voz do serviço de emergência civil, diz que a situação é "muito grave" com mais de mil bombeiros, polícias e soldados a repararem estradas intransitáveis (a via rápida Rzeszów - Cracóvia, por exemplo), postes de eletricidade e a recuperarem diversas localidades que ficaram isoladas do resto do país. O dr. Maciej Cymerys, de Poznań, avisa a população para os perigos das altas temperaturas que se seguirão à intempérie e para o sol forte que se fará sentir para o qual as pessoas não estão protegidas. Aconselha a ingestão frequente de água e alerta crianças e idosos para um tipo de calor ao qual a Polónia não está habituada.

Enquanto o Algarve sua ao sol, a Polónia suporta tempestades que já ceifaram oito vidas humanas esta estação. Curiosa analogia que ilustra na perfeição a história de ambos os povos.

Sem comentários: