domingo, 1 de fevereiro de 2009

Comeres polacos

A cozinha polaca é olhada com desconfiança por parte dos imigrantes ou visitantes. Combinações estranhas de tomate, rábano e natas - não necessariamente estes três alimentos juntos - franzem o nariz de quem tem de comer e conviver com as especialidades polacas. Pessoalmente não tenho muita razão de queixa da gastronomia da Polónia, gosto muito de pierogi, gołabki, bigos, karkówka e das suas sopas que são ricas e saborosas. Há no entanto um particular alimento que detesto com todas as minhas forças, os cournichons - pepinos envinagrados.

Esses malditos pepinos aparecem nos locais mais incríveis para me azucrinar o paladar, seja na mais simples salada de acompanhamento, na mais singela sandes ou na mais pura sopa. Azedam uma sandes mista com a naturalidade própria de quem está a cumprir uma missão a que está destinado desde sempre. Descobri essa peçonha num dia em que a Iza surgiu-me a roer um pepino em conserva, fedorento como a peste. Quis-me oferecer um a provar mas o asco que me causou evoluiu em tal ódio que não suporto sequer a palavra em polaco - ogórek. Só o nome dá arrepios.

E nós percebemos o quão enraizado este alimento está na cultura polaca quando abrimos um Big Mac e encontramos o sacana do pepino acenando para nós, sorrindo de escárnio como quem relembra que é impossível fugir-se dele. Não pretendo falar mal dos gostos alimentares dos polacos, nós também chupamos caracóis, comemos cabidela e engulimos ostras cruas. Apenas quero partilhar com o mundo a minha aversão aos cournichons e a todas as aplicações que esta comida do inferno poderá ter, decerto haverá quem pense como eu.

4 comentários:

Anónimo disse...

Moss munino! Na gostas do belo do cornichon? Isso é simplesmente brutal! Manda-os pra cá que eu devoro isso! Agora que falaste em sopas com cournichons, deu-me alta ideia, logo que possivel, faço o teste... e agora... Cornichons inteiros? OU triturados? :O Fantastico!

cadu1981 disse...

não posso deixar de quse concordar com a tua opiniao. tive varias vezes na Polonia, Wroclaw em casa da namorada e tambem olhava com desconfiança para os pratos que me punham a frente, mas depois da primeira trinca...

Exemplo, certos bifes mais deliciosos que em portugal. Os panados de frango por exemplo, ui ate me lembia..

mas isto sou eu, se calhar a mae dela esmerava-se para me agradar

Paulo Soska Oliveira disse...

ó moçe...
os Ogórki Kiszone NÃO são Pepinos Envinagrados.

Simplesmente são uma das formas de preservação da comida - fermentação anaeróbia :) Tal como tens a Kapusta Kiszona, também os Pepinos costumam assim ser conservados.

Existe outra coisa, os Pepinos Konserwowe, que isto sim, são uma espécia de pickles - ou seja, pepinos metidos numa solução ácida - neste caso, vinagre :)

PM Misha disse...

ó paulo...
e quem disse que os pepinos kiszone são envinagrados?

mas chamares pepinos "em fermentação aeróbica" não será em termos gerais o mesmo que chamares pepinos "apodrecidos"? q;)