domingo, 22 de fevereiro de 2009

Na Polónia sê Polaco - 6

18022009(001)Apesar de ter um supermercado do outro lado da rua, chateia-me profundamente ter de vestir um regimento de samarras para comprar meia dúzia de papossecos ou leite. Prefiro sentar-me no pc e visitar o alma24.pl para poder fazer as minhas comprinhas confortável e tranquilo, normalmente ao fim da tarde de domingo. A entrega ao domicílio é grátis a partir dum determinado valor e sabe muito bem receber as compras em casa sem ter de andar carregado que nem um burro a apanhar frio nas ventas.

Assim se enche a despensa e o frigorífico sem grandes problemas. Corrijo - Assim se recheia a despensa sem grandes problemas porque o frigorífico não enche tão facilmente e também porque há melhores maneiras (e mais naturais) de se manterem as compras frescas. Como colocando-as na varanda.

Numa altura em que as temperaturas são geralmente negativas, a  varanda dos apartamentos são locais de preferência para arrumar alguns produtos que necessitam ser conservados no frio. Os polacos aproveita18022009m a frieza do clima para guardarem nas suas varandas a sopa que sobrou ao jantar ou as torpes conservas que me apavoram sempre que tenho de comer qualquer coisa. Também guardam as inevitáveis garrafas de vodca, bebida imprescindível nos fins de semana de Varsóvia, porque a vodca não congela ao que eles dizem, ou pelo menos não tem o mesmo ponto de solidificação da água. Eles têm razão, vodca naturalmente geladinha sabe a pato.

6 comentários:

Ricardo disse...

E esse Alma é só para os varsovianos ou também existe na província? LOL

É que também me enche o saco ter de me forrar, tirar quilos de neve do carro e bater com as botas no chão para sacudir a neve sempre que tenho de ir ao Tesco ou ao Leclerc...

PM Misha disse...

Alma existe em Lodz, na Kilinskiego. Não sei se fazem entregas ao domicílio, é questão de perguntares-lhes.

Recomeçou a nevar em Varsóvia, este ano é inverno até Setembro, fdx!

Estreliña disse...

E um Alma tb dava jeito na zona! Apesar de que ja nao faz frio! estao 10 graus e sinto uma calor dos diabos! lol

Felicidades

:)

Anónimo disse...

Ó pessoal, excepção feita à neve, quando é que deixa de ser Inverno na Polónia? Cá para mim nunca. É melhor ser mais simpático porque o Inverno até acaba o problema é quando é que chega o Verão como temos lá no nosso quintal à beira mar.... Enfim que nos valha o alma.... ou então que se limpem as botas e o carros com 30 e 40 cms de neve.

PM Misha disse...

estreliña,
10 graus? eu saía à rua de calções de banho!

João Tavares disse...

Em relação a dispensa (varanda) a mãe da minha namorada deixou um frango congelado no quintal enterrado num monte de neve LOL mas já vi que é "o prato do dia" na Polónia, o que não deixa de ter sentido até pelo espaço que se poupa na arca congeladora, e já agora também energética.

Abraço!