segunda-feira, 9 de abril de 2012

Polacos leoninos

Jusko Młynarczyk, Saganowski e Mielcarski foram alguns dos bons exemplos. Grzelak, Ślusarski e Każmierczak, eram de qualidade acima da média. Chmiest, Wózniak e Kieszek revelaram-se autênticos barretes. Eis alguns dos futebolistas polacos que jogaram na divisão principal do futebol português, alguns deles deixando marca profunda na memória dos adeptos. Józef Młynarczyk foi campeão nacional e europeu pelo FC Porto, Saganowski foi goleador no ano em que o Vitória de Guimarães desceu à Divisão de Honra, Grzelak encantou as bancadas do Estádio do Bessa com as suas correrias pelo flanco esquerdo. Falta quem? Ah, claro. Juskowiak.

Andrzej Juskowiak é um dos meu jogadores preferidos na história do Sporting. Avançado elegante e tecnicista, Jusko veio do Lech Poznań para Alvalade em 1992 pouco tempo antes de ter conquistado a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Barcelona e rapidamente se tornou num dos jogadores mais apoiados pelos adeptos mesmo que nunca tivesse confirmado na plenitude todo o potencial que evidenciou nos relvados de Barcelona. Melhor marcador do campeonato polaco, assinou 25 golos em três temporadas com as cores leoninas ficando na retina um fabuloso golo ao Boavista em Alvalade, um pontapé de bicicleta testemunhado ao vivo pelo escriba e que levantou o estádio pelas fundações. Juskowiak seria depois transacionado para Alemanha mas ficou sempre na memória dos sportinguistas.

Aparentemente o Sporting também ficou na memória de Juskowiak, tanto que o ex-futebolista polaco vai dirigir uma escolinha de futebol do Sporting na cidade polaca de Poznań onde atualmente reside. – O meu filho de 11 anos tem o quarto forrado com posters do Cristiano Ronaldo, é o ídolo dele bem como o de centenas de meninos polacos. Aí tive a ideia de falar com o Sporting e criar uma escolinha para jogadores dos 6 aos 11 anos, eventualmente até aos 13 – explicou Jusko. – Quero trabalhar de maneira próxima com o Lech Poznań mas o Sporting terá primazia na contratação dos jovens talentos da nossa escolinha e poderá chamar jogadores para treinos e observações em Alcochete – acrescentou.

A presença do Sporting na Polónia para disputar uma eliminatória da Liga Europa foi o pretexto para Andrzej Juskowiak abordar os dirigentes leoninos com a proposta que foi colhida com agrado pelo próprio Godinho Lopes, a ideia foi apresentada no jogo de Varsóvia e na segunda volta em Lisboa foi dada luz verde para avançar com o projeto. A Escola de Futebol do Sporting na Polónia vai ser uma realidade, os treinadores estão a ser contratados sendo que as captações de jogadores vão começar já no corrente mês de abril. Prevê-se que a inauguração seja este verão e que tenha como convidado especial o melhor produto da cantera leonina – Cristiano Ronaldo.

Como sportinguista é com prazer que vejo o interesse que Juskowiak revelou em associar-se ao Sporting para o seu projeto pessoal, revela carinho pelo clube e inteligência na medida em que a formação leonina é unanimemente apontada como uma das melhores do mundo. E é com muita satisfação que registo a sagacidade dos responsáveis do Sporting ao fazerem esta aposta num país que se pode revelar um mercado interessantíssimo e que está francamente na moda. Muitos polacos vestem camisolas e usam equipamento desportivo do Celtic, simpatia criada desde que o guarda-redes da seleção polaca Artur Boruc assinou pelos bhoys, porque não um dia começar a ver sportinguistas em Poznań? É que não sou só eu nem Juskowiak os únicos sportinguistas neste país

Sem comentários: