sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Giz

Giz na Universidade Os polacos ficam incrédulos quando lhes digo que os filmes que passam nas salas de cinema portuguesas têm intervalos, eles não percebem para que serve um intervalo no meio da projeção e eu procuro explicações racionais para o facto dizendo que às vezes a pausa cai bem para irmos à casa de banho ou para os fumadores satisfazerem o vício. A explicação não serve de muito pois eles alegam que tratam das suas necessidades antes de irem para o cinema, o que faz sentido, e que não faz sentido parar a exibição ou o visionamento dum filme para fumar a merda dum cigarro, o que também tem lógica. É como se fizesse um coffee-break num jogo de ténis em Wimbledon ou uma pausa para um refresco numa apresentação da Aïda em Milão, são circunstâncias de alguma solenidade que não devem ser interrompidos por imperativos tão frívolos como um xixi fora de timing.

 

Acho que Portugal deve ser um dos poucos países na Europa a ter intervalos nos filmes exibidos nos cinemas, a Polónia deve ser um dos poucos (ou o único) países na Europa a ter o irritante lektor a rezar missa em filmes de murro, pontapé e estalo. E paus de giz quadrados, será só na Polónia ou há mais pela Europa? É que no meu tempo os paus de giz em Portugal eram cilíndricos…

Giz quadrado

3 comentários:

Tabuix disse...

Amigo,

Apesar de já nao viver à mais de 2 anos na minha cidade do Porto, esse "habitué" dos cinemas portugueses (leia-se portuenses) desapareceu. Nao sei tal facto esteve aliado ao desaparecimento do dito "cinema tradicional", sendo substituidos pelos cinemas multiplex na quantidade incomensurável de shoppings que por lá se espalharam, mas a verdade é que nao me lembro de ir a um cinema que tenha tido um intervalo.
Mas conheço um shopping que tem essa prática, sendo uma excepçao à regra na "inbicta".
Mas aplicando um velho ditado portugues, cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.

Quanto ao giz quadrado.. só mesmo o de bilhar é que aparece aqui nos meus compêndios da infância!

Abraço Soviético!

Anónimo disse...

Prepara bem o aquecimento. Acho que vais chegar aos -25ºC na quarta-feira.

touemportugal.blogspot.com disse...

Haha, ri-me tanto do giz quadrado:). Nunca pensei que alguem podia achar estranho. Mas, calma, ha tambem giz cilindrico:).

Quando aos intervalos no cinema, achei mesmo estanho. Nenhum cinema que visitei em Portugal fez um intervalo. Na Turquia tambem ainda se fazem intervalos e os turcos tambem acham muito estranho que na Polonia nao se facam. Se calhar e uma pratica sul-europeia? Nao sei, nunca fui ao cinema na Italia, Grecia etc.