segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A Praga das Pipas

Merceeria de rua à boca do metropolitano Na sequência da mania dos morangos e da febre da fava surge outra loucura do momento: As sementes de girassol que na minha terra se chamam pevides ou pipas e que eram vendidas na. As bancas de rua que antes exibiam frutos silvestres e espargos estão agora decoradas com dezenas de girassois cortados a meio caule e cheios de sementes na cabeça, lado a lado com merceerias mais comuns como batatas, dentes de alho e rabanetes, para que os polacos as comprem e carreguem sacos de plástico de tal mercadoria. Não sei qual o destino que os polacos dão às pevides porque a gerente da minha casa não investiu no produto, presumo que seja para enriquecer bolos ou pão caseiro, colocar nalguma sopa ou decorar qualquer outro prato típico mas nunca vi ninguém nesta terra comê-las como nós, tipo alimento isco. Já vi oferecerem girassois inteiros como prenda de anos, mesmo este sábado. Sabia que em algumas culturas o girassol é símbolo de felicidade e sorte, noutras diz-se que as suas sementes curam a infertilidademas mas na Polónia nunca me foi mostrado como comida.

Contrariamente ao nojo que sinto das favas, nada tenho contra pipas. Posso não ser um fã do produto mas não é coisa que me incomode, até sou homem para ratar umas quantas, não como o Cartaxo, arganaz insuportável, que roía aos três e quatro pacotes de pevides (e maisGirassóis à venda alcagoitas, sementes de abóbora, alpista, sei lá!) nas bancadas do S. Luís em tardes de Farense deixando uma imensa poça de cascas ao seu redor, mas só se mas forem oferecidas porque não gasto dinheiro nisso. Tenho as minhas fraquezas, claro, uma barra de Mars, batatas fritas com sabor a queijo e cebola mas depois dos quatro quilos a mais que trouxe de Faro e de Rodes essas tentações não cabem no cesto das compras, é tempo de derreter a banha, de dar ao canelo e de instaurar hábitos mais espartanos. As pipas não têm lugar na ementa, ou melhor, não terão lugar até que a minha senhora se lembre de comprar uma cabeça de girassol, trazê-la para casa e que me explique afinal que fazem os polacos com as pevides. Será que fazem óleo de girassol caseiro? Ou já andam a produzir biodiesel no quintal?

1 comentário:

Party Weirdo disse...

LOL... Man ... as pipas aqui nesta terra comem-se assim directamente da cabeça do girassol, nao tem nada que saber :)

Mas sim, é um "desporto" que não tem tantos adeptos como os frutos silvestres, as favas e outros que tais.

E já agora, não começaste já a ver pessoal com a febre do cogumelo selvagem, vulgos grzyby? Espera até começar a choviscar no início do Outono e em qualquer estradinha "mato a dentro" começas a ver carros estacionados em fila na berma, e um exército de pessoal com baldes :)