sexta-feira, 4 de março de 2011

Já ferve!

Dérbi é dérbi e vice-versa

Mário Jardel, antigo bombardeiro brasileiro do Sporting

Em Varsóvia já se respira a tensão que antecede o grande jogo da próxima jornada da Ekstraklasa, o LegiaPolonia cujo pontapé de saída está marcado para as 17:00 de domingo e que vai opor as duas equipas mais representativas da capital polaca. Este jogo coloca frente a frente o sétimo classificado a jogar na casa do terceiro, equipas separadas por muito mais que os sete pontos na tabela classificativa.

Legia! O KP Legia Warszawa foi fundado em 1916 a partir duma fação de soldados polacos estacionados na Ucrânia enquanto combatiam na 1ª Guerra Mundial e por isso têm a alcunha de Legionários ou Militares. Józef Piłsudski, herói polaco, era indefetível adepto da Legia e foi na qualidade de Primeiro-Ministro do país que ofereceu o Estádio Wojska Polskiego ao clube em 1930. A Legia um dos clubes com mais títulos de campeão na Polónia com nove conquistas e detem o recorde de treze Taças da Polónia, teve momentos áureos na década de 70 quando brilhavam com as suas cores nomes como Kazimierz Deyna, unânimemente considerado como o melhor futebolista polaco de sempre e que pode ser visto através do link a marcar um golo de canto direto ao “nosso” Bento num jogo de qualificação para o Mundial de 1978 na Argentina. Devido à lei que impedia os jogadores polacos de saírem do país antes dos 30 anos e da incorporação de jovens talentos no exército e sendo a Legia “o” clube do Exército, os Wojskowi tiveram sempre maior campo de recrutamento dos melhores talentos da Polónia, facto que não se traduziu em mais títulos para o clube mas em cada vez mais ódio e repulsa por parte do resto da nação que preferia apoiar os outros clubes como protesto contra a desigualdade de critérios. Mesmo assim a Legia elevou-se como bandeira da cidade e é presentemente um dos maiores símbolos do futebol polaco na Europa tendo em todos os jogos no seu estádio um incrível ambiente de permanente e ensurdecedor apoio à equipa com a Żyleta, claque mais aguerrida, papel fundamental no massivo embalo que dão com coreografias e cânticos que mobilizam às vezes três bancadas inteiras. Ver um jogo da Legia no Wojska Polskiego é coisa que impressiona e que não deixa ninguém indiferente como se pode ver no filme abaixo.

O KS Polonia é um centenário clube de Varsóvia que resulta da fusão entre duas equipas de escola e que deve o seu nome à designação latina do país (Polonia), nome também dado ao conjunto de emigrantes polacos espalhados pelo mundo. O Polonia é um clube corajoso pois o próprio nome representa uma afronta ao sistema vigente na Polónia de então – o país não era independente sendo uma região da Rússia – e pelas cores que enverga, o negro símbolo do luto pela Pátria dividida e extropiada. Durante a ocupação soviética e devido à vontade de Estaline apagar todos os sinais de identidade polaca, os clubes de futebol receberam patrocínios de instituições nacionais (como a Legia já tinha do Exército) tendo o Polonia sido patrocinado pela empresa de Caminhos de Ferro. Infelizmente para o Polonia a empresa já patrocinava o Lech Poznań sobrando pouco dinheiro para os Camisas Negras, por isso o clube caiu na 2ª divisão e por lá se manteve durante 40 anos subindo apenas em 92-93 e conquistando o seu segundo e último campeonato em 99-00. Sempre com problemas financeiros, o Polonia elegeu Józef Wojciechowski como presidente, um magnata dono do maior construtor imobiliário do país e as mudanças não se fizeram esperar: Forte investimento na equipa de futebol, fusão com o entretanto extinto Groclin que tinha terminado a época em 4º lugar transitando a espinha dorsal destes para Varsóvia, contratação da lenda do Barcelona Jose Mari Bakero como treinador mas o sucesso continua arredado do estádio Konwiktorska, estádio que se tornou recentemente notícia por ser alvo dum estudo de renovação liderado por… Tomás Taveira.

O dérbi já ferve, quarta-feira já só havia bilhetes para os lugares VIPs mas como eu não estava da disposição de largar 130 pazuzas para ver a bola tentei dar um toque à malta amiga que pode mexer cordelinhos e lá me descolaram um daqueles papelinhos mágicos para que eu possa assistir ao jogo como deve ser. Assim que no domingo às 17:00 lá estarei no renovado e moderno estádio de cachecol da Legia ao pescoço, um português entre 30.000 polacos que vão recordar durante 90 minutos e em uníssono a Varsóvia e à Polónia uma verdade que é insofismável: Nasza Legia Najlepsza W Polsce Jest!

Sem comentários: