segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Styczeń

Janeiro Gosto muito de conversar com a Ola, uma rapariga que faz a aliança de duas coisas raras de acontecerem simultâneamente numa mulher: ser linda e inteligente. Esta extraordinária ocorrência permite focar-me exclusivamente numa ótima conversa porque a concentração fica presa no tema e não baila entre os seus inebriantes olhos esmeralda, as insinuantes linhas peitorais ou os sensuais lábios que fazem cada de palavra um poema sussurrado por um pardal. Seja como for, através da nossa conversa de hoje concluimos que o janeiro é uma bosta.

Realmente o mês de janeiro é um dos piores meses do ano só comparável a setembro, o mês da curva descendente da moral na ressaca da euforia do Natal e Ano Novo, a quadra dos presentes, das grandiosas bebedeiras de São Silvestre, das resoluções e todos os planos. Ressaca financeira justamente devido aos presentes, ao reveillon, às bebedeiras, regresso ao trabalho e à rotina. Janeíro é a segunda-feira do ano e nós sempre achamos o fim de semana curto demais, um mês que começa cheio de pica e projetos novos que cedo definham e não vivem mais que 20 / 25 dias. Não há nada em janeiro que se celebre, que anime ou que dê gosto. Janeiro é um mês vazio de emoções positivas e mesmo aquilo que alegra o pessoal, o pilim ao fim do mês, demora mais a chegar porque janeiro tem 31 dias. Ainda por cima este ano calha a uma segunda-feira, um dia de merda como são todos em janeiro.

Poucas coisas boas há em janeiro. É feio fazer anos em janeiro (eu faço  em dezembro e não dou pulos de contente por isso) porque é inverno no hemisfério norte,Janeiro na Polónia chove em Portugal e neva em Varsóvia, está frio e escuro, não há vontade de jantar fora nem de conviver com os amigos, ficamos sagorros e sem ânimo para sair de casa. Janeiro é uma treva, uma ansiedade, um deserto entre a loucura da passagem de ano e a folia do Carnaval, esse franchise que os brasileiros exportam excelentemente e que os europeus aproveitam para espantar o mofo de janeiro. Do Carnaval à primavera é um saltinho e tudo acontece mais rápido, os dias são mais longos, começa a haver mais claridade mas nada disso sucede no malfadado mês de janeiro.

Por isso eu e a Ola, essa rapariga que tem de inteligente o que tem de bela, concluímos que janeiro não tem ponta por onde se lhe pegue e que julho é bem melhor. Porquê? Porque a seguir entra a…gosto q;)

3 comentários:

Ryan disse...

O final da reflexao sim muito interessante. E Polonia entra sempre com gosto. Malandrices a parte na realidade Janeiro e um mes excelente se estamos no hemisferio norte. Por isso por ter familia no hemisferio sul e quando ha possibilidade financeira que vou visita-los sempre no fim de Dezembro e se puder passo mais tempo possivel por la. Olha que venha o Verao porque apesar das Polacas andarem sempre bem vistidas e mesmo muito sexys ate no Inverno.... e no Verao que eu mais gosto de ve-las.... no Inverno e tentar convence-las a ir pro ninho....

Ryan disse...

Opa... Janeiro e excelente no hemisferio sul e nao no norte como descrevi. Desculpa

Claudio Hideki Kurahayashi disse...

Janeiro, em épocas passadas, já foi um período razoavelmente aprazível na cidade do Rio de Janeiro, lugar onde nasci e me criei. Mas (e sempre existe um "mas" no meu país), com a matança de pessoas que sempre acontece neste período do ano, com chuvas cada vez mais selvagens, perdeu-se a graça de considerar Janeiro um mês... bom.
Mas não é a natureza que chega matando inúmeras pessoas de bem. As únicas culpadas são as autoridades políticas, historicamente preguiçosas, irresponsáveis, omissas e corruptas que promovem tais tragédias. Com a mentalidade tacanha que boa parte da "brava gente brasileira" tem, não será novidade nenhuma que isso vá se repetir todos os anos, todos os Janeiros. No Brasil, palavras como "prevenção" e "planejamento" significam "perda de tempo".
À propósito, eu faço aniversário em Janeiro, precisamente no dia 3, e acho esta data tremendamente desgraçada.