terça-feira, 6 de julho de 2010

II – Das maçãs podres

Moutinho A Nação Sportinguista viveu um tsunami emocional depois de se anunciada a transferência do ex-capitão João Moutinho para o FC Porto, eu próprio fiquei admirado com a venda do jogador, perdão, do ativo da SAD para um clube, perdão, uma SAD rival e procurei conhecer os contornos do episódio no sentido de encontrar algo que justificasse a aparente impavidez com que o negócio foi feito pelos responsáveis sportinguistas. Mediante o que veio a público, considero que o Sporting fez um bom negócio e vendeu bem.

Desde há algumas épocas que João Moutinho tinha revelado vontade em sair do Sporting, mesmo após os leões terem renovado e substancialmente melhorado o contrato do jogador passando este a auferir €90.000,00 por mês sendo o jogador melhor pago do plantel a par de Liedson. Esta engorda do bolo salarial não foi suficiente para Moutinho (fontes algarvias dizem que a sua escola de futebol está a dar prejuízo e por isso ele forçou a saída para o Everton) e depois de uma temporada medíocre, tal como todos os seus companheiros de equipa, da consequente desvalorização e esperada ausência do Mundial da África do Sul – onde ele também não se iria valorizar – surgiu a notícia duma eventual despromoção de capitão de equipa, uma situação que a concretizar-se só pecaria por ser tardia. Aqui e perante os silêncios (coniventes?) de Costinha e Paulo Sérgio a paciência do jogador acabou, ele perdeu a cabeça e exigiu ser transferido fosse para onde fosse. Isto é uma atitude própria de quem está farto, de quem já não quer mais, de quem não está com a concentração focada nos problemas que interessam a uma equipa de futebol. João Moutinho estava no Sporting contrariado, queria sair e queria sair imediatamente.

 

Assim a solução encontrada foi relativamente lógica. Ofereceu-se o jogador, propôs-se uma importância (aqui as cláusulas de rescisão têm um valor meramente referencial pois ninguém iria dar 20 milhões por um jogador que não aparece há 2 anos) e fez-se um negócio por 11 milhões, um valor bem abaixo da dita cláusula mas que me parece ainda assim interessante pelos motivos acima mencionados. Foi um excelente negócio? Não porque o último excelente negócio que o Sporting fez foi a venda de Nani e hoje em dia já não se pagam 5 milhões de contos por jovens promessas, mas foi o negócio possível e por números nada desprezíveis além de que ficamos com Nuno André Coelho, um rapaz no qual até há uma certa fé. Todos ficaram contentes. O Sporting livrou-se de um jogador que era mais problema que solução e ainda embolsou um simpático maço de notas, o FC Porto contratou um jogador que já cobiçava há anos e o próprio jogador mudou de ares como pretendia

Não se deve lamentar a saída de Moutinho porque só fazem falta os que se envolvem inteiramente nas coisas, os que abraçam incondicionalmente as causas e os que encarnam ideais sem restrições. Moutinho não é um traidor, preferiu o dinheiro e revelou essa preferência há muito tempo, mantê-lo no plantel seria um desperdício de espaço, de verbas porque se lhe pagaria o salário e duma excelente oportunidade de encaixar dez milhões de euros. Não sei se o potencial futebolístico de João Moutinho melhorará no Olival mas tenho a certeza de que os cofres de Alvalade agradecem a transação, agradeço-lhe as prestações desportivas ao serviço do Sporting mas como pessoa vai deixar tantas saudades como o meu vizinho do 2º andar que nem conheço. Das pessoas pequenas nunca rezou a história e duvido que os almanaques leoninos recordem a pessoa de João Poucochinho.

4 comentários:

Ryan disse...

A transferência foi uma bomba mas entraria no nível de escândalo se fosse o Benfica o interessado no jogador. Foi uma abalo de terra pequeno apenas.
O caso do João mostra apenas e só a cabeça de muitos jovens portugueses que estão nos clubes apenas e só pelo dinheiro. É legítimo cada um procura os seus interesses. Mas o que sai do caso dele é um mau exemplo para outros potenciais jogadores. Todos sonham ser estrelas da bola e de holywood à má maneira de alguns e depois ve-se disto.

PM Misha disse...

As atitudes ficam com quem as pratica, esse indivíduo deixou de pertencer à nossa história. Que não se aleije...

Ryan disse...

Epa para descrever o que disses-te tens de traduzir para Polaco com video e tudo o tal texto do Sr. Orlando "Benfica meu amor Eterno"
Eu gosto de poesia e pouco de filosofia. Bom ate gosto de filosofia mas uma boa poesia para mim tem de ser simples. Quando esta cheia de trocadilhos deixa de ser poesia e torna-se filosofia.
Enfim sei que por ser do Benfica clube mais odiado de Portugal, claro esta, a minha opiniao pouco contara mas nunca li em lado nenhum um texto sobre futebol que explicasse o que um adepto sente por um clube. Ja me deixei da clubite aguda a algum tempo. Fico contente se o Benfica ganha nao muito se perde mas passei a praticar um clubismo pouco agudo porque esse esta a poluir o futebol. Mas da uma olhadela pelo youtube e olha que o video esta excelente. Imagina o teu Sporting nesse video.

Anónimo disse...

Peço desculpa por "incomodar", mas o vosso clube, com o actual presidente e director desportivo, não vai longe... Foi uma sorte para o Moutinho ter conseguido sair de lá...
Temos, mais um ano, o campeonato resumido a Porto e Benfica, até porque acredito que o Braga não se vai aguentar à bronca.