terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O balão que não é de Natal

Parece que o hábito de soltar balões na noite de Natal não é exclusiva da Praia de Faro. Por outras partes do nosso país há grupos de pessoas que se dedicam à tradição baloeira por ocasião das mais diversas efemérides.

A Turma Lusa dá eco à voz dos baloeiros de Portugal e lançou uma publicação dedicada aos balões de todo o país, com particular enfoque no Balão de S. João.

Quando eu era pequenino lembro-me de celebrar o S. João em arraiais espalhados pela cidade, no Alto Rodes ou no Largo do Carmo, no Jardim de S. Pedro, no Alto da Caganita ou até na Praia. Havia fogueiras, bailes e fogo de artifício para juntar a festa de Junho ao dia da Cidade. Havia balões, pois claro, e marchas também. Hoje os tempos são outros e as tradições mudaram até o dia da Cidade (um dia hão de me explicar porque raios 7 de Setembro!)

Fica aqui divulgado o trabalho e o contacto da Turma Lusa que este blogue felizmente pôs em contacto com os baloeiros do Algarve. Aquele abraço e bom trabalho.


PS - Penso que aqui em Varsóvia a malta não é muito dada a essas coisas. As tradições são mais austeras e mesmo o próprio clima não ajuda a que a malta se ponha a dar fogo a balões. Noutras regiões do país, epa... desconheço os hábitos. Moços, largam-se balões aí pelo resto da Polónia?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não vi nada aqui pela Silesia. Mas posso confirmar que em Mittersil (perto de Salzburgo na Áustria) num desses vales dos Alpes vi na noite de fim de ano umas dezenas desses balões voarem por aquelas montanhas.

Anónimo disse...

Nossos agradecimentos por divulgar a arte baloeira do nosso Portugal na vossa página.
O informativo virtual "Pirilampo" segue em frente com o lançamento do seu 2º número para breve.
A tradição do balão sanjoanino irá sempre se manter, quer seja lançado na época dos santos populares, no Natal, no Ano Novo ou em outras comemorações.
Esperamos que alguma voz da Polónia apareça com a boa notícia de que a mesma tradição também aí existe.
Saudações Balãositanas
Chico Carioca
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"

Rui Vilela disse...

off-topic :)

Adiciona um link lateral para o fórum http://portuguesesnapolonia.pl Abri à pouco tempo um espaço de discussão para a "pequena" comunidade portuguesa (lusófona).