quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Polónia – Portugal, mas onde? (EDITADO)

Estádio em 2008 A inauguração oficial do Estádio Nacional, estrutura-chave do Euro2012 com capacidade para 58.000 espetadores, foi planificada com várias iniciativas tendo como prato forte um jogo de futebol entre as seleções principais da Polónia e de Portugal, desafio que excita os polacos pela possibilidade de verem evoluir no seu estádio nomes grandes do desporto-rei como Cristiano Ronaldo, Nani, Pepe, Coentrão entre outros. A obra, orçada em quase 370 milhões de euros, tem sido flagelada por inúmeros problemas que têm protelado a sua abertura ao público sendo que a última polémica está relacionada com a colocação do relvado prevista para o dia 9 de Fevereiro, dois dias antes da realização da Final da Supertaça da Polónia entre as equipas da Legia e do Wisła Kraków.

Além disso, a equipa de técnicos que vistoriou o estádio deu um parecer negativo aos acabamentos da obra e prolongou os trabalhos por mais umas semanas, tempo que é cada vez mais reduzido e precioso pois noEstádio em 2009 dia 29 do corrente mês está programado um evento musical no recinto, evento sobre o qual pairam agora nuvens muito negras. No que diz respeito ao futebol, o presidente da Federação Polaca de Futebol Grzegorz Lato já declarou que muda o Polónia – Portugal para Wrocław “se o Estádio Nacional não estiver pronto a tempo e horas” e que “não admite que a Seleção Nacional jogue num piso de terra ou num estádio impreparado” temendo que a relva não tenha tempo suficiente para se enraizar e consolidar dois dias apenas após a sua colocação. Um pouco à imagem do que aconteceu no Sporting – Manchester Utd que inaugurou o novo Estádio de Alvalade, a relva desprendia-se do solo a cada travagem, mudança de direção ou remates dos jogadores.

Estádio em 2010 O atraso na construção da segunda linha do metropolitano de Varsóvia impede que a estação Stadion contemple os passageiros que se quiserem deslocar ao Estádio Nacional para assistir às partidas do Campeonato da Europa e isso já corresponde a um passo atrás na rede de transportes que o Governo polaco pretendeu modernizar a tempo de servir a população residente e visitantes, a construtora que ganhou a empreitada do Estádio teme os 175.000 euros de multa que terá de pagarEstádio em 2011 ao Estado se o imponente recinto não for entregue dentro do prazo e os portugueses residentes na Polónia aguardam com ansiedade a notícia da venda de bilhetes para o jogo, restando saber se será disputado em Varsóvia… ou em Wrocław. Eu pessoalmente já vi este jogo mais perto de casa e considero seriamente a hipótese de fazer uma vaquinha entre os amigos e atestar o carro para um passeio à Silésia

Estádio em 2012

Todas as imagens retiradas de www.stadionnarodowy.org.pl

Entretanto os bombeiros já deram o seu aval à realização de eventos culturais e desportivos no recinto, segundo avança o jornal Sport.pl, e esta é menos uma dor de cabeça para os responsáveis do Estádio Nacional e para a Federação Polaca de Futebol que afirma agora a plena convicção de que o jogo Polónia – Portugal, integrado nas cerimónias de inauguração do estádio, se vai mesmo disputar no novo palco. O preço e data de início da venda dos bilhetes já foram divulgados e eu já posso dormir mais descansado.

1 comentário:

Ze da Bola disse...

Criticou-se Africa por ter um Mundial num continente de pobreza e mais criticas. Organizaram um Mundial que nao tive possibilidade de ir apesar de ter familia por la. Olho para o que se passa com este Estadio e o que se passa na Ucrania e afinal concluo que apesar de tudo quando Africa quer ate consegue fazer coisas engracadas. Este Estadio parece bonito por fora porem nem nesse nem outros para o Europeu pretendo visitar ainda que estarei por terras de Chopin e de Chevchenko durante o mes do Europeu.
Boa sorte para a Polonia e Ucrania. Boa sorte para Portugal (apesar de nao gostar do folclore que se transformou o futebol)