segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Portugal – Século XXI

Imaginem:

mc Um país onde as pessoas não tinham o direito de exprimirem livremente a sua opinião porque o regime não as permitia, exercia uma repressão severa sobre aqueles que ousassem pensar de forma diferente, o aparelho controlava os rebeldes e castigava-os exemplarmente, havia censura nas publicações e meios de comunicação social, silenciava os divergentes.

Um país onde o povo vivia descontente, com privações económicas, asfixiadas pelos bancos que chulavam as parcas economias dos modestos e adulavam as grossas carteiras dos ricos, bancos que roubam desavergonhadamente as poupanças dos seus clientes enquanto os políticos acumulam riqueza. O Partido protege os seus boys, os yes-men, os whatever you wanna call them e demais anglicismos que o leitor aprouver. Dá-lhes cargos importantes, títulos, engorda-os enquanto o Zé arranha-se para pôr pão na mesa.

Um país onde as vozes que se levantam para denunciar aJoseSocrates corrupção que  grassa no Governo são caladas, saneadas, exoneradas, substituídas por outras vozes mais mansas, amestradas, fiéis ao dono. Não há alternativa aos pássaros que ocupam os poleiros, os que se auto-intitulam “alternativa” são mais patéticos que os outros, outras moscas mas a mesma trampa.

Manuela Moura Guedes, Mário Crespo, Marcelo Rebelo de Sousa – este de maneira mais subtil. Em comum? Denunciaram. Consequência? O cutelo. Parabéns, Portugal! Criaram o vosso próprio Hugo Chávez, hajam “Magalhães” para manter a irmandade. Pobres de vocês, feliz de mim que não estou aí para assistir à derrocada.

7 comentários:

Luís Fonseca disse...

Meu caro Misha,

Tendo eu residido durante muitos anos em "terras do Valentim", cedo aprendi a não pôr as mãos no fogo por qualquer politico.
Achei curioso que o aparecimento de "paladinos da verdade" como a Moura Guedes e o Crespo tenha coincidido com o início da campanha eleitoral, mas quis acreditar que não havia nada por detrás disso. No entanto, o acumular de "casos" por eles descobertos sem a apresentação de qualquer prova inequívoca fez-me começar a pensar aonde a denúncia acabava e a calúnia começava.

Ao ler a nota da direcção do JN a respeito o fim da colaboração do Mário Crespo com esse diário ( http://jn.sapo.pt/info/NotaDireccao20100201.aspx ) só posso concluir que entre políticos e estes jornalistas, venha o Diabo e escolha e que, mais uma vez, estamos entregues à bicharada!

Cumps bloguisticos,
Luís Fonseca

Ryan disse...

De quem é o Sócrates amigo? Do Chaves ou de Portugal?

Como Português sinto-me vergonhoso por este ditatorzeco que não governa para o país. Tenho vergonha dele mas não de ser Português.

PM Misha disse...

Luís,
Tivemos um primeiro-ministro que "nunca tinha dúvidas e raramente se enganava". Nunca se assistiu a tentativas de controlar a comunicação social. Tivémos um primeiro-ministro socialista (Guterres) que nunca impediu a TV de parodiá-lo e de acusá-lo (o Herman Enciclopédia era um claro manifesto anti-Guterres). O PSL em 6 meses foi escorraçado do Governo mas nem nesse tempo se assistiu a tamanha porcaria, tamanha pouca-vergonha e tamanho à-vontade em roubar, corromper e branquear. Nunca se viu um primeiro-ministro tão envolvido em escândalos de corrupção... perdão, em TODOS os grandes escândalos de corrupção que decorrem na Justiça. Nunca se viu tanto político envolvido em fraudes, escutas, crimes de toda a espécie, desde a pedofilia a subornos. A democracia está podre, o Povo não acredita no Estado mas não consegue acreditar na "alternativa". Um dia repete-se o mesmo que aconteceu ao D. Carlos e não me surpreenderá, cada um faz a cama onde ser deitará.

Para que conste, sou apolítico como já escrevi anteriormente. Nunca votei em legislativas porque nunca me reconheci em qualquer ideologia partidária mas podem já contar com o meu voto para tirar aquele gajo dali. Emporcalha e envergonha o nome da minha Pátria da qual, como o Ryan, muito me orgulho mas na qual, como vocês, não me reconheço.

Geraldo Geraldes disse...

http://videos.sapo.pt/sicnoticias/playview/46 . Se não tens visto o programa "Plano Inclinado", aproveita enquanto é tempo, porque este é decerto o próximo programa a ser.......reestruturado.

PM Misha disse...

geraldo,
felizmente tal não chega à blogosfera senão lá me punham uma mordaça também q:D

Fernando Pires disse...

Viva!

Sem querer fazer de advogado do diabo (até porque concordo com grande parte do teu texto seria interessante darem uma olhadela neste comentário: http://bitaites.org/cromos/uma-tragedia-de-proporcoes-crespologicas

Cumprimentos,
Fernando

PM Misha disse...

fernando,
parece-me uma opinião diferente da minha, pertinente e que respeito mas~insuficiente para eu mudar de opinião. é um facto que o país está a saque, é um facto que o primeiro-ministro está relacionado com os maiores casos de corrupção que assolam o país, é um facto que ele não consegue se dissociar deles e é outro facto que ele procura silenciar todas as vozes que o denunciam.