quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O “lá” e o “cá”

Igreja das Carmelitas Tive duas amigas na minha casa que vieram passar um fim-de-semana a Varsóvia, convencidas pela minha persuasão e curiosas pelas impressões positivas que lhes transmito sobre a vida na capital polaca, cidade fria e austera, total antítese de qualquer terra portuguesa, principalmente duma pequena cidade à beira do mar como Faro. Movidas pela curiosidade e por quererem conhecer os fatores que levaram um algarvio a dar-se tão bem no frio, a Sofia e a Natalie apareceram em Varsóvia.

Não sei quais são os pontos oficialmente recomendados para se visitar em Varsóvia, então desenhei uma rota turística que seria do meu agrado com pontos obrigatórios de paragem do ponto de vista histórico, lúdico, gastronómico e paisagístico. Uma primeira noite com elas e o John a fazer escala no Portucale para um delicioso naco na pedra seguido dum baile de carnaval no Capitol Club onde encontrei surpreendentemente o Paulo Soska e onde estavam mais portugueses do que em Vilamoura em agosto. Dezenas de shots e gargalhadas, bundas polacas abanavam ao som do grupo de percussão que animava a noite, máscaras marotas, olhares provocantes, o calor tropical contagiava as pessoas e colava os corpos em passos sensuais de dança. Dali saímos às 3:30 para o Klubo para um segundo assalto de festa com entrada gratuita (vantagens de se ser conhecido na noite varsoviana, hehe!). Noite fechada às 6:00 com o André por um lado, o Soska por outro, o John desaparecido enquanto eu cambaleava a caminho do metro para casa com as moças. Nada que não seja normal.

Dia seguinte reservado para festa caseira em casa do Mário, mascarinhas de carnaval em tons mais tranquilos que caminhavam para um final feliz e caseiro não fosse o Dimitri desencaminhar-nos para o Powiększenie para mais um par de imperiais e música maluca. É um pouco complicado gramar drum&bass quando o cérebro ainda está em tilt devido à noite anterior mas eu até tinha curiosidade em conhecer este clube da Nowy Świąt e não me arrependi. Finalmente, às 4:00, casa e os carinhos da Ewa para me restaurarem.

Domingo foi o dia escolhido para passear pela cidade e para mostrar Varsóvia às turistas minhas amigas só que o tempo não estava solidário com a vontade delas e resolveu atirar um carregamento de neve devidamente acompanhado de rajadas de vento que levavam os flocos a baterem nos olhos como se fosse areia gelada. Os passeios do Caminho Real, zona nobre e a mais bonita da capital, na minha opinião, estava (e ainda está) obstruída com montes de neve suja que dificultam a Plac Zamkowy circulação de peões desde a Trzech Krzyży até à Plac Zamkowy e toda a Krakowskie Przedmieście estava empapada, impedindo que a passeata tivesse sido mais agradável. Segundo apurei, a Câmara Municipal deixou de limpar a neve das ruas porque é demasiado custoso remover a neve que cai constantemente e não há fundos suficientes para repetir as operações de limpeza dia após dia. Parece que estão à espera de que as temperaturas subam e que a neve derreta por fim, o que será catastrófico pois as zonas mais próximas do Vístula sofrerão inevitáveis inundações e o resto da cidade será invadida pela lama que resultará da mistura da neve derretida com terra das estradas sujas ou dos canteiros de relva entretanto destruídos por estacionamentos selvagens. Contudo, com ou sem neve, o castelo é sempre imperial, a igreja de Sta. Cruz continua a guardar o coração de Chopin (segundo reza a lenda), Kiliński lá está de espada em riste fiel no seu posto de guardião da Polónia e os pierogis da Cidade Velha foram provados e aprovados.

Acompanhei as minhas amigas no regresso a Portugal onde me encontro afim de resolver questões pessoais. Está uma ventania terrível, um temporal na praia que não tem meio de abrandar. Os próximos dias não vão ser muito agradáveis devido ao sucedido há um mês atrás e todas as situações inerentes que se vão seguir, além de não ter feitio para trabalhos de paciência, o contexto em que os vou fazer transtorna-me profundamente.

Mas este céu azul e o sorriso da famíla…

5 comentários:

Fernando Pires disse...

Viemos no mesmo avião. :) Conheci-te (fruto das tuas incontáveis aparições na TV Polaca). Estive tentado a meter conversa, mas hesitei não fosse eu estar enganado e bater com o nariz na porta. :) Como ia na parte de trás do avião, apercebi-me que foste à casa de banho no fim do voo.
Boa estadia por Portugal!

PM Misha disse...

podias ter dito alguma coisa, mas pronto. fica para o voo de regresso q:)

abraço e obrigado

Paulo Soska Oliveira disse...

Ainda estou a curar as mazelas :)

Ryan disse...

Boa estadia por Portugal. Em Krakow a cidade é bonita mas as toneladas de neve na rua tornam a cidade carregada. Enfim é o Inverno em toda a sua plenitude

kokorotek disse...

Ola! My boyfriend is just like you - a guy from the Algarve (Faro) living in Poland (Warsaw) and he's also a (native speaker) teacher. :) All the best! Keep warm. :)