terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Fazer História Juntos

Euro2012mapa Numa cerimónia ontem realizada na Praça Mykhailivska na capital da Ucrânia, Kiev, presidida por individualidades como o dirigente-máximo da UEFA, Michel Platini, a primeiro-ministro e o presidente ucraniano, Yulia Tymoshenko e Victor Yushchenko respetivamente e acompanhado pelos presidentes das federações de futebol polacas e ucranianas, Grzegorz Lato e Grigoriy Surkis, foi revelado o logotipo do Campeonato Europeu de Futebol 2012. Uma fusão de vários temas inspirado nas Wycinanki, trabalhos realizados em papel colorido recortados em motivos florais e folclóricos característicos da faixa territorial que compreende o Leste e Sueste da Polónia, o sul da Bielorrúsia e a parte mais ocidental da Ucrânia, e as cores das bandeiras dos dois países: Branco e vermelho na Polónia, amarelo e azul pela Ucrânia. Nem de propósito, o logo é autoria de portugueses.

Gostei muito da ideia e achei-a muito feliz, a combinação surtiu numa figura que junta tradição com evolução e acredito que se tornará numa imagem muito útil para a divulgação do evento e dos países organizadores. Varsóvia aparentemente também gostou do logotipo a julgar pela iluminação alusiva ao tema apontada ao Palácio da Cultura e pelos fogos de artifício lançados desde o mesmo edifício.

Numa altura em que voltam a surgir desconfianças sobre a possibilidade de polacos e ucranianos terem as coisas preparadas a tempo – a UEFA confirmou Gdańsk, Poznań, Wrocław e Varsóvia como cidades-sede na Polónia, ao passo que na Ucrânia apenas Kiev está confirmada aguardando-se decisões sobre Donetsk, Lviv e Kharkiv - a apresentação do Euro2012 é mais um passo na direção certa e um sinal de que as coisas estão a seguir os trâmites corretos. Etapa a etapa, o Euro2012 torna-se cada vez mais real e o próximo capítulo terá lugar ainda este mês: Saber se se confirmam as cidades ucranianas ou se a Polónia estenderá o seu Euro a Cracóvia e Chorzów.

Cada vez mais cheira a futebol na Polónia, mal posso esperar pelo meu segundo Euro vivido por dentro!!

1 comentário:

Paulo Soska Oliveira disse...

Só é pena os portugueses que criaram o logotipo não saberem distinguir o Mónaco da Polónia...