quarta-feira, 5 de agosto de 2009

@Faro - 3

Bastou um mês de comidinha caseira para pôr 5kg a mais no organismo. Apesar de eu ser apreciador da maior parte da cozinha polaca tenho tido muito prazer em redescobrir algumas delícias algarvias de verão que estavam arrumadas na minha memória desde há dois anos, coisas pequenas como conquilhas, perceves, camarões, robalo assado, amêijoas e até um folar serôdio que vai sendo visitado ao pequeno-almoço. Menção honrosa para a tosta de galinha com alho que é especialidade do Bistro da Praia de Faro já há anos e que devoro com apetite sempre acompanhado por um Ice Tea de chá verde gelado.

5kg a mais, numa idade destas, pode dar cabo da silhueta duma pessoa, ainda por cima quando o corpinho sempre foi habituado a exercício físico constante. Daí que roguei à minha rica tia que modificasse um pouco a ementa e poupasse nos molhos e na carne já que iniciei um programa de corridinhas na praia, alogamentos, flexões e abdominais para combater os perigos das moles de imperiais que me esperam todas as noites na Praia de Faro. O resultado foi imediato, o almoço seguinte consistiu num prato - apenas - de dobrada com feijão branco, o que originou novo pedido para que se fizessem refeições mais frugais, como uma sopinha para o jantar. A tia Isabel concordou e prometeu.me que fazia apenas uma sopa para o jantar. "Atenção, tia! É só sopa, ok?" Assim ficámos.

Regresso à tardinha, atiro-me à água do mar para algumas braçadas anti-stress e ao chegar a casa pergunto o que há de jantar. "Tu tens a sopinha que me pediste". Sento-me à mesa e chega um tacho fumegante que depois de aberto serve-me um disco atafulhado de sopa de xarroco com algumas sete fatias de pão ensopadas no caldo. É difícil contrariar a máxima da minha família que reza "comer bem é comer muito", por isso encolhi os ombros e ataquei. O mais que consegui fazer foi adiar para alturas do pequeno-almoço a bola-de-berlim que foi colocada à minha frente enquanto sorvia a sopa.
Amanhã às 7:30 tá a transpirar! Um-dois, um-dois, um-dois...

3 comentários:

NeL disse...

Olá Misha.

Venho desde já dar-te os meus parabens por seres o autor de um blog que eu tenho acompanhado já há bastante tempo e que tem uma personalidade propria.Tal como tu, sou nascido e criado no querido Algarve e tudo aquilo que aprendi e que dou valor e inclusivé aquilo que eu sou hoje como adulto teve a sua proveniencia algarvia.Tal como tu, prefiro o meu Algarve sem o Agosto, prefiro uma boa aguardente em monchique ou uma mini a do Ze Maria, prefiro uma bela açorda de marisco ou um prato de camaroes a beira mar,entre outras coisas que tambem referiste.
Sem deixar de falar nos tais senhores/senhoras trajando Dolce&Gabbana com os seus betinhos armados em chicos espertos e tudo o que de mau se faz a nossa região neste mes do ano...

Por razões profissionais fui obrigado a estar longe da minha terra mas por nada deste mundo alguma vez trocarei esse pequeno/GRANDE Paraiso.

Faço minhas as tuas palavras e com isso partilho-as no meu blog:

www.arevoltadosgriseus.blogspot.com

dá uma saltada por lá e encontrarás muito mais gente que dá valor ao nosso Algarve ;)

kr0ss disse...

Tenho desde já a anunciar que curti bué este blog.
Já que estás em Faro aproveita para visitar a serra algarvia, o Algarve não é só litoral, não é só praia de Faro! Hehe.

PM Misha disse...

tá prevista uma incursão a sta. catarina da fonte do bispo e outra a querença assim que as festas de praia aliviarem para matar saudades dos sabores da serra.