segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Infâncias polacas

Aula de Inglês com a Asia, praticar estruturas gramaticais com o tema ‘o que costumávamos fazer quando éramos crianças’. Eu tentei dar uma de aventureiro, explicando que quando era puto costumava ir de bicicleta com a minha cambada até à lixeira da Câmara para apanhar latas (de bebidas) para as nossas coleções. Diálogo entre professor/amigo e aluna/amiga, originalmente em Inglês mas aqui reproduzido em Português:

- E tu, Asia? Como costumavas passar as férias de verão quando tinhas, digamos, oito anos?

- Eu costumava ir para a casa da minha avó no campo e era muito engraçado! Ia com uma amiga para umas dunas que lá havia, escavávamos as dunas e encontrávamos granadas e bombas da Segunda Guerra Mundial que não tinham sido detonadas e brincávamos com elas. Uma vez levámos uma granada no bolso para casa da minha amiga, a mãe dela descobriu e fez um escabeche dos diabos, chamou a Brigada Anti-Explosivos, os tipos invadiram a aldeia para esgravatarem as dunas de alto a baixo. Era só camiões a irem e virem, divertimo-nos muito! Outra ocasião estávamos sozinhas na casa dela e ouvimos um barulho estranho a vir do estábulo, quando fomos ver do que se tratava vimos que era uma porca que estava a dar à luz e ajudámos no parto. Nasceram oito porquinhos. Sabias que as porcas parem de pé?

Ir à lata na lixeira? Moss, menino…

1 comentário:

Ricardo disse...

E andávamos nos preocupados e repreendidos pelos petardos de Carnaval! Ai, a neutralidade da Península Ibérica, vale ouro! :)