sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Na Polónia sê Polaco - 13

Doner Kebab Há dias deu-me uma fome maluca, uma vontade incontrolável de comer um franguinho assado no carvão como se pode encontrar em tantas churrasqueiras portuguesas, o molho gordo de alho e limão pincelado na pele do frango que fica no fundo da embalagem de alumínio e que serve para arrumar com um pão de meio-quilo. Dei comigo na fila do KFC a lamentar a minha sorte, a de não ter um lugar desses em Varsóvia onde pudesse encomendar o frango, as batatas fritas e o arroz. No entanto há uma especialidade que se encontra em praticamente todas as ruas da Cidade Capital, o kebab.

Não é culinária polaca nem nada que se pareça, o kebab é uma espetada de carne que se assa num forno ou na brasa. No entanto a especialidade mais consumida na Polónia é o döner kebab, carne de frango ou de borrego (ou cordeiro) empilhada num espeto que gira à frente de uma grelha a gás. O kebab é extremamente popular na Polónia e é o registo de fast-food mais procurado pelos polacos até mais do que as casas de hambúrgueres e de saladas, sendo que é particularmente visitado depois de uma noite de copos ou de danças fortes. Eu próprio já me pus na fila para o kebab às tantas da manhã, o sol a raiar e eu cheio de vapores, para consolar o estômago antes de voltar para casa. É o ideal, carne com fartura, saborosa e vem com umas verduras para ajudar a assimilar. Desaconselhável como refeição sistemática mas perfeito em dias de festa ou naquelas corridas a que o quotidiano às vezes nos obriga.

Conheço dois irmãos que se dedicam à preparação e comércio de carnes para restaurantes de kebab. Turcos, claro, fanáticos do Beşiktaş, oConcorrência Aykut e o Mihtat disseram-me que fornecem mais de cem vendedores de kebab só em Varsóvia, um trabalho que os obriga a pegarem muito cedo (5:00h) para que os seus clientes tenham as carnes mais tenras e melhor preparadas da cidade. O negócio é levado muito a sério até porque há competições entre os restaurantes com júris entendidos na matéria, prémios são outorgados aos vencedores que os exibem orgulhosos nas paredes dos seus espaços comerciais. Aqui perto tenho um estabelecimento que ganhou o prémio em 2009, realmente fazem um kebab que é uma especialidade, e que visito com alguma regularidade à falta do tal franguinho bem regado.

Sempre que pego no cartucho de carne ponho-me a pensar no que dirá o meu intestino ao digerir estas mistelas, ele que sempre foi habituado a sabores mais meiguinhos. Faz parte, não há um franguinho da Guia mas há um kebab de Varsóvia. Ou isso… ou fome.

1 comentário:

Martin disse...

Eu amo essa comida! Estou pensando em contratar um churrasqueiro para fazer esta refeição, porque eu faço a minha festa de aniversário. Espero que tudo corra bem agradável. beijos