sábado, 29 de dezembro de 2007

Montanhas em monte / Decepções a montes

Na sexta-feira fui arrastado pela minha Maria a Bielsko-Biała, terra dum guarda-redes já aqui mencionado, para que eu pudésse ver as montanhas e começar a familiarizar-me com a neve e pistas de ski. A viagem não foi grande pois a dita cidade fica a apenas 35 km de Tychy e chegámos com rapidez ao destino.
As montanhas de Bielsko não são muito altas, rondam os 1000 m de altitude. Existe um teleférico que transporta-nos em metade da subida e a única pista de ski no monte Szyndzielnia é a ideal para um bicho da praia aprender as manhas destes desportos do frio. Vou ter de investir uns patacos e comprar um fato próprio e um par de skis para desfrutar desta cena.
A máquina fotográfica estranhou os -6º C e recusou-se a trabalhar em tão violentas condições. Eu levei o tempo todo a barafustar com o frio e só acalmei-me perante um prato de bigos e uma cerveja morna. Regressarei certamente a esta estância com esperança de documentar as minhas primeiras aventuras em desportos de inverno.

Mataram Benazir Bhutto e com ela muita da esperança numa solução pacífica e democrática para o problema do Paquistão, uma potência nuclear que não pode ser negligenciada. Sabe-se lá agora como será o futuro naquela zona sensível do Planeta.

Este facto deixa-me muito apreensivo sobre o futuro da Humanidade. A uma Mulher mataram-na por querer ao seu povo. Nós todos andamos cá apenas meia-dúzia de anos, ninguém fica para sempre. Porquê tanta intolerância?

3 comentários:

Zé de Fare disse...

Falande em montanhas e em frie os tipes da meteorologia põe um temporal daqueles aqui na tugólandia despôs do Ane Nove. Pode ser que caia neve lá no bique da fóia (e nam só) outra veje.

Zé de Fare disse...

Até metem mares de 8 metres em sagres...

http://www.windguru.com/pt/index.php?sc=32

Anónimo disse...

Oh Zé de Fare, isso é lá por fora p'ra mais das 80 braças.
à babuginha na passa dos 4 metres...

Na leves botas não, despois quêxa-te...